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6 Dicas Muito Simples Para Trazer Mais Visibilidade Ao Seu Negócio

Imagine que você esta colocando todos os esforços para que sua empresa se torne conhecida, atraia mais clientes e consequentemente aumente suas receitas.


Monta o seu estabelecimento, investe em propaganda em outdoors e na rádio da sua cidade. Porém você esqueceu de um detalhe muito importante: A sua presença digital.


Você até tem uma página no Facebook e no Instagram, de vez enquanto posta um "Bom dia" para alguns seguidores que você possui...mas será que somente isso basta para as pessoas te encontrarem e conhecerem o seu trabalho?


Celular com ícones
Photo by William Hook on Unsplash

Mas porque essa tal Presença Digital é tão importante?


Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que os brasileiros costumam consultar sites na internet antes de fazer uma compra e comentam suas experiências sobre produtos e serviços.


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De acordo com uma pesquisa realizada pela Connected Life, com mais de 60 mil consumidores em 50 países, cerca de 7 a cada 10 brasileiros (68%) realizam pesquisas on-line antes de efetuar a compra em lojas físicas, enquanto 74% preferem comprar pela internet.


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Dados de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país mostram que 47% dos consumidores com acesso à internet assumem o costume de sempre fazer pesquisas online antes de concretizar uma compra em loja física.


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Pesquisar sobre um negócio, produto ou estabelecimento, já se tornou parte do comportamento do consumidor brasileiro, onde eles recorrem para saber mas sobre pequenas e médias empresas. E por isso é muito importante que você mantenha uma presença digital do seu negócio.


Abaixo daremos algumas dicas, de como trazer mais visibilidade para seu negócio através da internet.


Dica 01 - Criar a sua marca:


Pensar em um design, uma identidade visual que esteja relacionado ao seu negócio faz com que as pessoas associem a marca ao que você oferece.


Se necessário, contrate uma pessoa especializada para desenvolver um logotipo, com cores que sejam harmônicas entre si, que tragam um aspecto mais profissional para seu negócio.


Assim você poderá a partir disto divulgar sua empresa com uma "carinha" exclusiva dela, e usar sua marca para tudo que for desenvolver na empresa.


Dica 02 - Ter um site:


Você sabe o que é um domínio? Domínio nada mais é do que o seu endereço na internet, com um nome exclusivo em qualquer lugar do mundo, que identifique a sua empresa. Por exemplo aqui o nosso domínio é: www.renovalab.com.br, pois RenovaLab é o nome da empresa.


A partir do momento que você adquiri um domínio, poderá ter o seu próprio website, para as pessoas acessarem e conhecerem seus produtos e serviços.


É importante fazer uma pesquisa antes se o domínio com o nome do seu negócio está disponível, e pensar em alguma alternativa, caso o mesmo já exista.


Para consultar se o domínio que você tem em mente já existe, basta acessar o site do Registro BR, e digitar o nome da sua empresa, e verificar se existe ou não registrado por outra pessoa.


Atenção: sempre procure registrar um nome que esteja de acordo com o nome do negócio ou serviço/produto que você oferece e fácil para as pessoas lembrarem.


Após a compra do domínio, é hora de fazer o seu site. É possível também criar um e-commerce, para oferecer os seus produtos e serviços também pela internet.


Você pode contratar um desenvolvedor web ou uma empresa especializada para desenvolver o seu site (caso você não tenha conhecimentos técnicos). Aqui na RenovaLab temos a nossa parceira de negócios, a Pellegriini Digital, que além de fazer sites com um design pensado para seu negócio, também faz gestão das suas redes sociais. ;)


Dica 03 - Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio:


Esta é uma ferramenta gratuita do Google, onde você pode cadastrar todas as informações do seu negócio, como endereço, telefone, horário de atendimento, aparecer no Google Maps etc…


Além disso, as pessoas podem fazer avaliações sobre o seus produtos ou serviços, atendimento, local, e assim você ficar mais perto dos seus clientes, tendo uma visão e controle de como eles enxergam a sua empresa e quais pontos você precisa melhorar.


É muito importante manter as suas informações atualizadas, como seus horários de atendimento em feriados, alteração de telefone ou endereço.


Você também pode incluir fotos dos seus produtos, e torná-los atraente para vendas. No Google Meu Negócio as fotos podem mostrar o que é exclusivo do seu negócio.


E principalmente, traga fidelidade, respondendo todos os comentário e dúvidas das pessoas que acessarem as informações da sua empresa.


Dica 4 - Criação de conteúdo:


Com seu site no ar, é hora de pensar em criação de conteúdo que atraia o seu público. Crie conteúdos que sejam de interesse dos seus clientes, de uma forma estruturada e que traga alguma informação relevante ao seu negócio.


Por exemplo: Uma pessoa que possui uma empresa de decoração de casamento. Crie um blog dando dicas da organização do evento, tendências e sobre eventos já realizados. Como seria legal, escrever sobre cada casamento feito, a emoção do casal, com fotos e depoimentos. Isso começa a fidelizar o público que tem interesse pelo assunto.


As pessoas buscam hoje na internet informações que agregam algum conhecimento, e quanto mais bem estruturado for o seu conteúdo, melhor a qualidade e retenção do público.


Mas preciso ter um blog? Pense que o blog é um ativo seu! Redes Sociais tem a sua importância, mas mudam o tempo todo. Lembram que alguns poucos anos atrás Orkut era a rede social mais acessada, hoje em dia ela não existe mais.


Não deixe a divulgação da sua empresa exclusivamente na mão de outra empresa.


Dica 5 - Redes Sociais:


Uma presença digital, não poderia faltar as redes sociais. Aproveitar as tecnologias atuais (que são cíclicas, mudam constantemente), faz parte de uma das estratégias para marcar presença na web.


Cerca de 62% dos brasileiros estão nas redes sociais. Conhecer o seu público é fundamental para saber qual rede social você precisa se mantes mas ativo. Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest, YouTube além do WhatsApp… temos um extenso leque de opções.


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Crie estratégias para chegar através dos seus clientes de acordo com o perfil deles, explicamos no post anterior que através do Modelo de Negócios é possível identificar e mapear quem é seu público alvo.


Monte uma agenda de publicações e conteúdos. Mesmo após as postagens, é necessário efetuar um acompanhamento dos resultados, para saber quais estratégias estão funcionando e quais não, além de descobrir quais redes trazem mais resultado para sua empresa.


Muitas vezes é necessário fazer alguns investimentos em campanhas pagas, agências de marketing digital ou ferramentas para chegar aos resultados esperados. Estudar e conhecer as ferramentas que a internet possui hoje é fundamental para todo negócio.


Dica 06 - Organização e Planejamento:


Não existe uma fórmula mágica que funcione para todos os negócios. Você precisa testar, coletar os resultados e descobrir o que funciona ou não para seu negócio. O mais importante é ouvir o mercado, o que seus clientes estão buscando e criar planejamentos e ações para suprir essa falta.


Pense em criar "personas", personagens imaginários de quem são os seus clientes, e se colocar no lugar deles… O que você gostaria de ver ou receber, como você gostaria de ser atendido.


Utilize de ferramentas de organização, com Trello ou Todoist, e separe horário para suas atividades, não esquecendo de incluir um momento para se dedicar as atividades web, como criar post para seu blog, divulgação nas redes sociais, ou responder as dúvidas de seus clientes através de inbox, email ou no próprio Google Meu Negócio.


Assim, com um trabalho contínuo, a sua empresa aos poucos vai ganhando mais visibilidade na internet.


Como está a sua presença digital? A sua empresa está na Internet?! :)

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