Como usar a pirâmide de Maslow a favor das suas vendas
- Rebecca Oliveira

- 2 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Você sabe o que é Pirâmide de Maslow? E que ela pode ser uma ferramenta para criar o marketing do seu negócios e potencializar suas vendas?
Bom, então vou começar explicando o que é esta pirâmide. Ela foi criada por Abraham Maslow, ele foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow.

Como assim, necessidades humanas?
Segundo Maslow, define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, social, estima e as de realização pessoal.
Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão diretamente relacionadas com a sobrevivência. Segundo Maslow, um indivíduo só sente o desejo de satisfazer a necessidade de um próximo estágio se a do nível anterior estiver sanada, portanto, a motivação para realizar estes desejos vem de forma gradual.
Vamos destrinchar rapidamente cada uma delas, para termos mais esclarecimentos desta teoria.
Fisiológicas: A base da pirâmide são as necessidades básicas fisiológicas, extremamente ligas à sobrevivência, como água, calor, fome, comida, sexo. A partir do momento que essas necessidades são saciadas, o ser humano começa a pensar em outras necessidades, passando para o segundo nível da pirâmide.
Sobrevivência: Neste nível da pirâmide, o ser humano começa a sentir a necessidade de segurança do corpo, da estabilidade financeira, da família, da vida. A necessidade de nos sentirmos seguros diante de catástrofes ou imprevistos, ligados à proteção e estabilidade.
Sociais: Nesta etapa, as necessidades estão atreladas as relações sociais, como amigos, família, vivência em comunidade e grupos, amor, amizades. Faz parte das necessidades humanas, de afeto, carinho, se sentir aceito e aceitar.
Estima: A quarta parte da pirâmide está relacionado à estima, está relacionado ao ser humano se sentir respeitado, auto-confiantes, independente, autônomos. Nesta etapa das necessidades humanas, o ser não está apenas em busca de ser aceito, como na faixa anterior, mas também ser respeitado. Está diretamente ligada ao status, importância, apreciação do outro.
Realização Pessoal: No topo da pirâmide temos a necessidade de auto-realização, conforme Maslow explica, o ser somente busca este nível da pirâmide quando sente que todas as outras estão preenchidas de alguma forma. São conhecidas como as necessidades de crescimento, um pouco mais desligadas das instintivas ou animais do ser humano, onde a criatividade, aproveitar o máximo de seu próprio potencia e desenvolver-se tem importância.
Como isso está relacionado à vendas?
A partir do momento que você entende como funciona as necessidades humanas e as prioridades dela, consegue criar estratégias para seu produto ou serviço de acordo a a faixa da pirâmide em que se encaixa.
Ao colocar hierarquia nas necessidades do ser humano, compreender cada demanda, auxilia a entender seu público e como as suas vendas podem atender o que estão procurando.
Comece pensando quem é o seu público-alvo, esta é a parte mais importante das vendas, pois é a partir daqui que você saberá que tipo de comunicação deverá ser feita com seu marketing. Mapeie os anseios e desejos dos seus clientes, e encaixe na pirâmide de Maslow onde esses desejos se encontram. Estão ligados as necessidades básicas ou as psicológicas, como estima ou auto-realização?!
Por exemplo, se seu ramo está ligado à moradia, está diretamente ligada à sobrevivência, que é a parte de segurança na pirâmide. Mas quem é seu público? Dependendo da segmentação de mercado o seu produto/serviço pode atender até mais de um nível, uma construtora: Ela pode focar apenas em construir casas (segundo nível da pirâmide), ou oferecer residências de luxo, que suprem também o nível de estima.
Com as informações fica mais fácil entender o que o consumidor busca, e então atender necessidades internas do ser humano. Usar de estratégias para mostrar para seu cliente, que de alguma forma o que você oferece irá sanar uma "dor" ou alguma busca interna, pois são desejos muito comum nas pessoas.
A teoria pode ajudar a entender as verdadeiras razões de consumo do seu público, e focar não somente em argumentos racionais, mas sim emocionais, que fazem converter em vendas.
O mercado está muito acirrado hoje em dia, e a penas dizer que seu produto é bom, ou que o público irá gostar não é o suficiente. A comunicação precisa estar diretamente ligada ao que o cliente busca, seja para uma loja virtual, física ou algum serviço.
E você, consegue visualizar em qual camada da pirâmide o seu mercado atua? Conta pra mim, vamos entende melhor o seu público?




link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link