top of page

Encontrando o seu nicho de mercado

Você sabe o que é nicho de mercado e qual a importância para o seu negócio e suas estratégias de marketing?


Segmentar o nicho, pode parecer uma coisa um pouco trabalhosa, até mesmo para profissionais da área de marketing.


Saber quem é o seu público, e a partir daí, estabelecer qual é o seu nicho, ajudará a criar campanhas de marketing, a se comunicar e a chegar no cliente certo para você e sua empresa.


ree

Bom vamos começar pensando, você tem a idéia de criar um negócio (ou já possui um).


Provavelmente começou de algo que você gosta de fazer. Se não, pense em algo que realmente te dá paixão ou que você possa ajudar outras pessoas (ou empresas), através do conhecimento que você possui.


Comece focado em um público pequeno, um nicho específico, e depois vá ampliando, conforme forem aparecendo novas oportunidades. Mesmo empresas grandes com vários seguimentos e nichos começaram pequenos.


Qual tipo de problema você conseguirá solucionar e para que tipo de grupo?! Esta é a pergunta inicial, para começar a entender como você atuará no mercado.


Mas vamos lá, vou esclarecer como um guia, passo a passo para entender o que é nicho e como descobrir o seu.


Nicho de mercado, o que é?


Nicho de mercado, nada mais é do que segmento ou público, cuja alguma necessidade particular precisa ser atendida. É realmente segmentar quem ou quais empresas você irá atender.


Pense como um bolo grande como seguimento principal, por exemplo: Varejo/Comércio. E uma pequena fatia deste bolo como sendo o seguimento específico, como exemplo: Loja de brinquedos infantis.


A estratégia de aproveitamento de nicho, é criar caminhos para atender esta demanda, específica de um público, através do seu posicionamento no mercado, ou seja, como você quer ser visto pelo seu cliente, qual será o seu diferencial competitivo, e quais necessidades serão supridas, que levarão o seu público a consumir o seu produto ou serviço.


Quando não se tem uma segmentação de mercado bem definida, você pode tratar dos mais diversos assuntos, e assim, não conseguirá atrair para seu negócio potenciais clientes, por não existir uma especificação, e o público não enxergar em você uma solução para aquilo que eles buscam.


Outro ponto importante é entender se existe demanda para este mercado que você quer atuar, qual a concorrência e o quanto os clientes estão dispostos a buscar o seu conteúdo, produto ou serviço.


Como fazer essa segmentação se mercado?


Segmentar o mercado, nada mais é do que dividir em grupo o público consumidor, por características, desejos, necessidades e demandas parecidas, o qual você deseja atuar.


Quando você segmenta seu público, consegue atingir exatamente àquilo que o cliente procura, trazendo satisfação e interesse.


A segmentação é feita de acordo com quatro principais características: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.


Geográfica: Um local físico mesmo. Onde você e o seu público se encontram - Cidade, estado, país… Estas informações ajudam inclusive na comunicação com o público.


Ex.: Saúde = Laboratório de análises clínicas na Zona Norte de São Paulo.


Demográfica: Seu público classificado por idade, gênero, profissão, classe social, grau de instrução. Estas características determinam e muito o padrão de consumo, e assim, facilitando quem é o seu público.


Ex: Beleza = Centro de estética exclusiva para mulheres.


Psicográfica: Esta divisão é feita pensando no estilo de vida e a personalidade do seu público. Muitas vezes o público utiliza de seu estilo de vida para tomada de decisões de consumo.


Ex: Alimentação = Restaurante 100% vegano.


Comportamental: Leva em consideração o comportamento do cliente diante do seu produto ou serviço.


Analisar se ele consome o tipo de produto ou serviço que você oferece, se sim ou não e com que frequência, e quais os benefícios que o que você está oferecendo entregam o que o cliente está procurando.


Ex: Empresa de Decoração = Empresa de decoração de casamentos.


Alguns exemplos de nichos mais específicos:


Alimentação > Alimentação para alérgicos > Alimentos sem glúten

Educação > Curso de culinária > Curso de culinária Italiana

Saúde > Academia > Academia especializada em pessoas na terceira idade

Varejo > Vestuário > Vestuário feminino de grife


Criando uma persona, avatar ou personagem


Fica muito mais fácil você enxergar quem é seu nicho e como você quer se comunicar se você personificar seu público alvo.


Crie no seu imaginário um personagem que seria um potencial cliente, e responda algumas perguntas simples do tipo:


  • Que lugares são frequentados por esta pessoa?

  • Como ela gosta de comprar? O que ela gosta de comprar?

  • Qual o nível educacional?

  • Qual o poder aquisitivo desta pessoa?

  • Qual a idade?

  • Quais seus maiores desejos?

  • Quais são suas dificuldades e problemas?

Com algumas repostas para estas perguntas, você cria uma imagem de quem seria o seu cliente, e com base nisso, quem é o seu público e qual nicho você irá atuar.


Encontrar o seu nicho e os benefícios que você pode entregar para ele, serão parte primordial nas estratégias da sua empresa, assim como o produto ou serviço que você oferece.


Entenda que você precisa entregar uma solução para algum tipo de problema que um público específico possui. Não pense que esse problema precisa ser enorme e sua solução maior ainda, as vezes coisas pequenas e simples irão atender a demanda de um público e trazer retorno para o seu negócio.

Comentários


RenovaLab Consultoria e Assessoria Online em Gestão 

(11) 95426 - 1929

Siga-nos nas redes sociais

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram
bottom of page