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Os 3 principais pilares para conquistar os seus clientes

Atualizado: 20 de ago. de 2019


Você conhece seus clientes? Sabe as dores e desejos deles?


Conhecer seu clientes é parte fundamental para qualquer negócio, afinal é para eles que trabalhamos todos os dias, não é mesmo?!


Ter o perfil dos seus clientes ajuda a melhorar seus serviços ou produtos, conhecer e atender o nicho correto do seu negócios, atrair novos clientes e gerar fidelização dos clientes atuais.


E durante a venda, como é o seu relacionamento com seus cientes? E depois da venda?

Poucos empreendedores param para se questionar quais são seus processos, desde a captação do clientes, durante o processo de venda e o pós venda.


Mas, saiba que isso é muito importante para que alguém torne-se um um verdadeiro cliente e volte a comprar com você.


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Então vamos para 3 pontos que você deve ficar atento em relação aos seus clientes.


A pré venda: Gerar valor para seu cliente


Quando falamos em gerar valor, não se trata apenas de preço, mas sim de valor agregado, da valorização que seu cliente enxerga naquilo que você oferece.


Entender seu público auxilia a criar valor constantemente e manter o seu cliente próximo à você.


Converse com seus clientes, entendam qual a principal necessidade dele e como isto está relacionada ao que você oferece. A maioria dos clientes valorizam o atendimento, outros a qualidade do produto, outros o preço… e por aí vai. Saber qual é o seu nicho também impacta na criação desse valor.


Por exemplo, clientes que estão dispostos a comprar algo com menor preço, talvez não estejam muito preocupados com a qualidade ou durabilidade. Outros clientes não preocupam muito com preço, pois exigem uma qualidade maior, mesmo que isto custe mais ao final.


A partir disto, conhecendo o seu nicho e o que o cliente valoriza, é possível criar estratégias para atender o seu público e criar valor constantemente, como novos produtos ou serviços.


A venda: Solucionando problemas de seus clientes


Nenhum cliente procura um estabelecimento ou serviço esperando que será mal atendido e ficar satisfeito com isso. Dar atenção para seu cliente não somente faz parte do processo de venda, mas de fidelização. Um cliente satisfeito retornará e provavelmente te indicará para outras pessoas.


Procure entender qual é o problema do cliente que te procurou, e entregue a melhor solução possível para ele. Tenha paciência, muitos clientes às vezes não conseguem expressar qual é o problema que mais lhe aflige naquele momento, mostre para seu cliente que você tem a solução que ele busca e está ali para ajudá-lo.


Caso você não seja o profissional ou local para aquele tipo de cliente, ofereça ajuda e atenção indicando locais ou profissionais que possam atender o desejo daquele cliente no momento.


Lembre-se que o relacionamento com o cliente vai muito além das vendas, isto envolve também a reputação do seu negócio.


Imagine se um cliente chega até você, mas ele não é o seu público alvo… e por descuido essa pessoal é mal atendida e sai compartilhando a experiencia ruim que teve na sua empresa. Possivelmente esse feedback chegará a potenciais clientes que evitarão lhe procurar apenas pela "má fama" criada.


Dê sempre a melhor atenção possível, entenda o que os clientes buscam e procure ajudá-los a sair com uma solução para seus problemas.


Pós venda: Saber o porquê os clientes adquiriram seu produto ou serviço


Pesquisa de satisfação! Isso deve fazer parte da sua rotina com os clientes. Conversar com eles e ter uma opinião do que levou eles a finalizarem uma compra na sua empresa, se voltariam a fazer negócios com a sua empresa e se indicariam para outras pessoas.


No caso de opiniões negativas, entenda o que levou a insatisfação e tente solucionar oferecendo uma nova experiência para o cliente e corrigindo o erro imediatamente, para que não se repita com novos clientes.


Cada cliente terá a sua opinião sobre a decisão de escolher a sua empresa. Junte todas as informações coletadas e crie experiências que irão agradar seus clientes, como bônus, ofertas especiais, qualidade no atendimento e supere as expectativas dos novos e surpreenda os atuais.


Sim, eu reforço muito a qualidade no atendimento, porque isso é um dos fatores que mais fazem os clientes tornarem-se fie ao seu negócio.



A empresa Reclame Aqui tá aí na internet para mostrar o quanto a insatisfação do cliente pode afetar a sua empresa.


Assim você poderá coletar dados, informações e gerar métricas para melhorar o seu atendimento, criar novos produtos, corrigir erros e fidelizar seus clientes.


Inclua na sua rotina, estar atento ao seu mercado, as mudanças (principalmente tecnológicas) que possam impactar no processo de venda (antes, durante e depois) e esteja sempre próximo aos seus clientes, eles são o ponto chave para manter seu negócio ativo e rentável.


Então, quais boas práticas você aplica com seus clientes para mantê-los?

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