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Modelo de negócios - Será que eu preciso para minha empresa?

Planejar é um dos passos mais importante para todo empreendedor. Quando você cria um planejamento, entende o seu negócio, seu público e principalmente onde você quer chegar, fica muito mais fácil tomar decisões. E é muito mais tranquilo errar no papel do que na prática, não é mesmo?!


Pensando em ter no papel, uma visão ampla de estratégias para sua empresa, existe uma ferramenta muito prática, fácil e que permite o empreendedor observar com clareza diversos aspectos do seu negócio: Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios).


Mas, o que é o Business Model Canvas (ou Quadro de Modelo de Negócios)?


O Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios), foi proposto por um pesquisador de negócios suíço chamado Alexander Osterwalder. Ele desenvolveu uma modelagem, utilizando design, separando as atividades da empresa em blocos, o que facilita o desenvolvimento do modelo de negócios.


Porém cada bloco deve ser periodicamente reavaliado, se as expectativas iniciais estão sendo atendidas e se novas estratégias precisam ser criadas.


Este é o Canvas

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Entendendo cada parte do Canvas

Esse desenho acima é o Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios). A parte mais legal desta metodologia, é que você utiliza algumas perguntas para preencher cada caixa, e ter bem claro cada área de seu negócio.

Começaremos pelo número 1, o centro do quadro, ele representa a parte de OFERTA da empresa:

(1) Proposta de valor: Nada mais é do que o produto ou serviço que uma empresa oferece para atender as necessidades de seus clientes. Esta proposta de valor é o que distingue uma empresa dos seus concorrentes.

  • Qual valor entregamos para nossos clientes?

  • Quais dos problemas dos nossos clientes estamos resolvendo?

  • Que conjunto de produtos ou serviços estamos oferecendo cada segmento de cliente

  • As necessidades dos nossos clientes estão sendo sanadas?

Na sequência iremos para os números 2, 3 e 4, ele representa a parte de INFRAESTRUTURA da empresa:

(2) Atividades Chave: Aqui entram as atividades mais importantes, habilidades necessárias e ações a serem tomadas, para execução da proposta de valor levantada anteriormente (no item 1). As atividades chave estão relacionadas à produção, resolução de problemas, rede de contatos.

  • Quais atividades chave requer nossa proposta?

  • Nossos canais de distribuição?

  • Relacionamento com cliente?

  • Fontes de receita?

(3) Recursos Chave: Os recursos chaves, são os recursos necessários para criar o valor para o cliente. São os ativos necessários para a sustentar e apoiar o seu negócio. Esses recursos podem ser humanos, financeiros, físicos e intelectuais (patentes, dados...).

  • Que recursos principais nossa proposta de valor requer?

  • Nossos canais de distribuição?

  • Relacionamento com o cliente?

  • Fontes de receita?

(4) Parcerias Chave: Criar alianças para fortalecer o seu modelo negócios pode otimizar as operações e reduzir os riscos. Cultivar relacionamentos entre compradores e fornecedores, para que possam assim se concentrar em sua atividade principal. Parecerias estratégicas também são importantes entre concorrentes e não concorrentes, ou empresas/pessoas que possam ajudar a alavancar o seu negócio.

  • Quem são nossos principais parceiros?

  • Quem são nossos fornecedores principais?

  • Que recursos principais estamos adquirindo dos parceiros?

  • Que atividades-chave os parceiros executam?


Os números 5, 6 e 7, ele representa a parte de CLIENTES da empresa:

(5) Segmentos de Clientes: Para obter um modelo de negócios eficaz, é necessário identificar quais clientes são o foco da empresa (ou para quem ela quer vender). Vários conjuntos de clientes podem ser segmentados com base em diferentes necessidades e atributos, para então elaborar uma estratégia que atenda as características deste grupo específico.

  • Para quem estamos criando valor?

  • Quem são nossos consumidores mais importantes?


(6) Canais de Distribuição: Uma empresa pode entregar sua Proposta de Valor a seus clientes alvo por meio de diferentes canais. Canais eficazes distribuirão a Proposta de Valor de uma empresa de maneira rápida, eficiente e econômica. Uma organização pode alcançar seus clientes por seus meios próprios (um ponto comercial), canais parceiros (distribuidores) ou a combinação de ambos.

  • Através de quais canais nossos segmentos de cliente querem ser contatados? - Como os alcançamos agora?

  • Como nossos canais se integram?

  • Qual funciona melhor?

  • Quais apresentam melhor custo-benefício?

  • Como estão integrado à rotina dos clientes?

(7) Relacionamento com Cliente: Para garantir a sobrevivência e sucesso do seu negócio, as empresas devem identificar qual tipo de relacionamento querem manter com seus clientes.

  • Que tipo de relacionamento cada um dos nossos segmentos de cliente espera que estabeleçamos com eles?

  • Quais já estabelecemos?

  • Como se integram ao restante do nosso modelo de negócio

  • Qual o custo de cada um?

Os números 8 e 9, ele representa a parte de FINANÇAS da empresa:

(8) Estrutura de Custos: A descrição de todos os custos envolvidos na operação do modelo de negócios.

  • Quais são os custos mais importantes em nosso modelo de negócio?

  • Que recursos principais são mais caros?

  • Quais atividades-chave são mais caras?


(9) Fontes de Receitas: Descreve a maneira como a organização ganha dinheiro através de cada segmento.

  • Quais valores nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?

  • Pelo que eles pagam atualmente?

  • Como pagam?

  • Como prefeririam pagar?

  • O quanto cada fonte de receita contribui para o total da receita?

Aplicação do Modelo de Negócios


Este modelo pode ser aplicado para qualquer negócio, independente do tamanho da empresa. Ele também é útil para diferentes segmentações, no caso de empresas que estão atuando em diversas áreas.


Aqui na RenovaLab, posso ajudar você a criar o Modelo de Negócios de acordo com o sua empresa, e reavaliá-lo sempre que se fizer necessário, ou frente à novas estratégias da empresa.


Então, que tal ter o seu Modelo de Negócios como um guia para sua empresa?


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