top of page

Tempos de Crise: Como manter o controle da minha empresa!


O ano começou, você fez aquele planejamento estratégico lindo para o seu ano de 2020, expectaviva de crescimento, ampliação do seu negócio, aumento do time, novos produtos ou serviços, economia a todo vapor, e você super animado com as previsões para este ano.



ree


Eis que depois do carnaval, quando as coisas começam a engrenar no nosso país, e é hora de fazer o motor funionar, chegou para nós um inimigo invisível: Corona Vírus, ou COVID-19.


É, uma pandemia não estava nos planos de absolutamente ninguém (pelo menos aqui no Brasil).


Como medida de proteção, contenção do vírus e evitar o colapso do sistema de saúde do país, foi adotado o isolamento social. Esta quarentena fez com que muitas pessoas ficassem em casa, fechassem seu comércio, e que clientes desaparecessem ou deixassem de pagar.


Sim, está iniciando uma crise, e não sabemos quanto tempo ela durará, e nem quando começará a recuperação.


Mas, não estamos aqui para discutir as medidas tomadas pelos orgãos competentes, mas sim, como mantermos o controle da nossa empresa, com os recursos que possuímos em mãos, para mantermos o nosso negócio rodando mesmo em tempos de crises.


Provavelmente a sua receita vai diminuir, algumas contas que seria pagas agora deverão ser postergadas, e renegociações feitas, o importante é manter a calma e a organização para tomar as melhores decisões diante de diferentes cenários.


Criar um plano de contingenciamento, pode ser a chave para manter o seu negócio em tempos de crise.


Vamos para algumas dicas que devem ser levadas em consideração neste plano:


Primeiro passo: O financeiro é a alma do seu negócio.


Você que possui o seu próprio negócio tem a obrigação de conhecer os seus números. TODOS OS NÚMEROS. Então coloque a casa em ordem e levante os valores que você tem (ou teria) para receber. As contas para pagar ao longo do ano, quem são seus maiores fornecedores, quanto você deve para eles, os impostos que precisam ser pagos, folha salarial, etc…


Coloque tudo na ponta do lápis, e verifique por quanto tempo você terá caixa para cumprir com seus compromissos financeiros sem comprometer a sua empresa.


Negocie e renegocie. Entre em contato com seus fornecedores, priorize os pequenos negócios, faça acordos, parcele. Impostos podem ser postergados neste momento, e renegociados posteriormente.


Crie um fluxo de caixa, ou seja, com as informações de dinheiro que está para receber x dinheiro que irá sair, mês a mês para enxergar numa linha do tempo, o quanto a sua empresa irá suportar com o capital que possui hoje.


Segundo passo: Converse com seus clientes.


Entenda a situação que eles estão vivendo, se poderão continuar comprando de você (seja um produto ou serviço), entenda a necessidade atual do seu clientes, e como você poderá suprir isto.


Renegocie pagamentos, pense em alguma forma de manter seu cliente próximo à você. Lembre-se, neste momento, mais do que adquirir novos clientes, é importante manter aqueles que você já possui, que conhecem o seu trabalho e confiam em você.


Terceiro passo: Se reinvente.


É na dificuldade que temos coragem de colocar em prática aquela idéia que sempre achamos maluca, mas pode ser ela que fará toda a diferença no momento de crise.


Se você tem um negócio físico e nunca pensou na sua presença digital, talvez este seja o momento. Mude a forma como você se comunica e vende.


Como você pode agregar mais valor para seu cliente, além daquilo que você sempre ofereceu?! Pegue um papel e caneta e rabisque todas as idéias que vierem na sua cabeça.


Algumas podem parecer difíceis de colocar em prática, ou até mesmo meio absurdas para você, mas analise com muito carinho cada uma, e quais passos você deverá seguir para concretizar estas idéias.


É hora de ação!


Quarto passo: Converse com seu time


Você possui um time de colaboradores? Converse com eles. Demissão neste momento pode ser muito complicado para os dois lados. Que tal entender quais estão sendo as dificuldades deles, expor as suas, e tentar adaptar a forma como vocês sempre trabalharam.


Uma renegociação de salário, trabalho remoto ou redução de jornada pode ser uma saída até as coisas se estabilizarem.


Agora se não tiver nenhuma alternativa mesmo, pense com cuidado quem você irá desligar da sua equipe, o quanto aquela pessoa irá pesar na sua decisão. Infelizmente essa é uma das partes mais difíceis, principalmente se você tem um pequeno negócios. Faça tudo com muita calma, e dentro do possível para que a sutuação seja equilibrada para ambos os lados.


Quinto passo: Reduza custos


Custos geralmente são responsável por grande parte dos pagamentos e saídas do caixa da sua empresa.


Ter claro todos os custos envolvidos na sua empresa, faz com que você enxergue com melhor quais são àqueles que mais pesam no orçamento e buscar alternativas para reduzi-los.


Corte custos que não geram tanto impacto no resultado final do serviço/produto que você oferece, busque fornecedores alternativos.


Mas não se esqueça de ter o cuidade e não baixar a qualidade, porque se não você pode colocar em risco uma reputação que tempo para conquistar.


Sexto passo: Se atualize. Estude!


A internet é um mar de informações, muitas delas precisam ser filtradas, e principalmente com a grande quantidade de fake news hoje em dia, buscar a fonte e a veracidade das informações é primordial.


Busque pessoas referências na sua área, veja como elas estão trabalhando, o que vem fazendo para manter o seu negócio.


Existem muitas plataformas de curso e conteúdo gratuito ou com preços bem acessíveis, que poderão trazer mais conhecimento e aprendizado para você colocar em prática no seu negócios.


Eu sei que o desânimo pode bater forte na sua porta agora, mas nenhuma empresa de sucesso tem uma história só com ganhos. É como uma montanha russa mesmo, momentos bons e ruins, altos e baixos… às vezes você vai querer jogar tudo para o alto, e desistir.


Mas lembre-se qual é o seu maior propósito quando decidiu abraçar o mundo do empreendedorismo e use isso como seu combustível.


Compartilha comigo, qual sua maior dificuldade qual seu combustível para continuar seguindo?!


 
 
 

Comentários


RenovaLab Consultoria e Assessoria Online em Gestão 

(11) 95426 - 1929

Siga-nos nas redes sociais

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram
bottom of page