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A importância de uma boa gestão nos seus negócios

Micro e pequenas empresas são fundamentais para o ecossistema econômico da sociedade, mas segundo pesquisas do IBGE cinco anos após serem criadas, pouco mais de 60% das empresas já fecharam as portas, e um dos principais motivos é falta de gestão e planejamento.


Mas claro, a sua empresa não precisa fazer parte destas estatísticas. Com uma boa organização e gestão do seu negócio ele poderá manter-se sólido, com crescimentos e bons resultados.


Recentemente saiu uma matéria onde uma professora resolveu iniciar um negócio vendendo chocolates e em cinco anos transformou em uma empresa que faturou R$ 4 milhões em 2018. O segredo? Uma atenção especial na área de gestão.


Muitos pequenos empreendedores veem seus concorrentes crescendo e não entendem porque não conseguem os mesmos resultados. Sabemos que muitas vezes a paixão pelo seu negócio faz com que o empresário foque no produto/serviço a ser entregue aos clientes, se esquecendo da parte de gestão, indispensável para qualquer negócio.


Entender como anda a saúde financeira do seu negócio, o seu público alvo (para quem você quer vender), planejamentos e estratégias de negócios fazem toda a diferença, trazendo mais clareza para tomadas de decisões, como um novo investimento, redução de custos ou aumento de mercado.


Aqui daremos algumas pequenas dicas para o dia a dia, que ajudarão a trazer uma visão mais ampla dos seus negócios.


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Plano de Negócios


Ter o plano de negócios é o passo inicial da sua empresa, nele é possível mapear e reconhecer questões importantes como segmentação de clientes, parceiros chaves, principais atividades a serem desenvolvidas, relacionamento com cliente dentre outros pontos importantes para você gestor, ter um conhecimento abrangente da atuação da sua empresa.


Futuramente iremos abordar cada ponto de um plano de negócios, acompanhe no nosso blog!


Controle financeiro


Quanto você vendeu por dia? Quais são os seus custos? Quais são as despesas? Qual foi seu lucro? São algumas das perguntas que devem ser respondidas na ponta da língua diariamente.


Ter um fluxo de caixa é algo fundamental para toda empresa. Finanças precisam entrar na rotina do empreendedor e ser levado com muita disciplina, afinal somente com o controle financeiro da sua empresa, será possível tomar decisões muito importantes como contratações, novos investimentos e lucros.


E a regra de ouro: Jamais junte finanças pessoais com as contas da empresa. Quando se mistura as finanças (ou o dinheiro) da empresa com as pessoais fica muito difícil você se organizar e ter claro quais são as atuais despesas e receitas da empresa.


Operações e Processos


Como se dá o desenvolvimento do seu produto ou serviço? Desde a concepção inicial até a chegada ao cliente? Existe alguma padronização? Existem atividades repetitivas que podem ser automatizadas?


Ter claro as operações e processos é necessário para organizar e facilitar o dia a dia do gestor e encontrar caminhos para melhor chegar ao resultado final do produto ou serviço, trazendo maior satisfação ao cliente.


Pare alguns minutos e reflita como você organiza as atividades na sua empresa e se existe algo que poderia melhorar, ou que você sente que toma muito mais tempo do que você gostaria. Pequenos ajustes nas rotinas das operações e melhorias nos processos de produção (seja de um produto ou serviço) podem causar um grande impacto positivo, inclusive a otimização do seu tempo.


Marketing


Quem são seus clientes? Qual é o seu público alvo (para quem você quer vender)? Qual nicho de mercado você quer atender? Como você chegará até seus clientes ou como seus clientes chegarão até você?


O marketing trabalha preparando o terreno para as vendas do seu produto ou serviço, ele que irá conversar com seus clientes, criar a imagem da sua empresa e torna-la conhecida no mercado. Marketing e vendas estão interligados, um depende do outro.


Com pesquisas de mercado, entendendo o perfil e as necessidades (ou dores) dos seus clientes é possível criar uma estratégia de marketing para fortalecer e crescer as vendas da sua empresa.


O pós-venda também faz parte do marketing, ter o feedback dos clientes e o acompanhamento dos mesmos, trará mais informações sobre melhorias do seu produto ou serviço e otimização de processos e marketing.


Estratégias


Onde sua empresa estará daqui 1 ano? E 5 anos? E 10 anos? Quais são os planos para sua empresa? Quais atitudes e decisões você tomará para chegar onde deseja?


Como dizem por aí: "Você está em um oceano, se não sabe onde quer chegar, não saberá para que direção deve remar".


Quando se tem um negócio, é preciso criar metas e buscar os caminhos para atingi-las, estes caminhos são as estratégias. Quais são as decisões que você precisa tomar hoje, para chegar aos objetivos traçados no início.


Claro, estas metas deverão ser periodicamente reavaliadas, e mudar alguns percursos se assim fizer necessário.


Ter um planejamento a curto, médio e longo prazo poderá auxiliar você empreendedor a tomar as melhores decisões para sua empresa, se reinventando, e criando novos caminhos visando sempre os resultados buscados por você para seus negócios.


Mãos à obra


Estas foram apenas algumas pequenas dicas da áreas de gestão que podem ser trabalhadas.


Estar atento ao seu negócio, as respostas que ele vem recebendo dos consumidores e acompanhar de perto os resultados é parte do cotidiano de um empreendedor, somente assim será possível entender quais pontos poderão ser melhorados, mudanças que deverão ser feitas e colher novos e bons resultados.


Converse comigo, quais pontos você sente que precisa de uma atenção especial no seu negócio?


Estou aqui para ajudar você, micro e pequeno empreendedor, a transformar a sua empresa em algo que lhe traga tranquilidade, qualidade de vida e satisfação.


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